O que é a candidíase recorrente?

Enquanto a candidíase aguda é um evento único e facilmente tratado, a candidíase recorrente pode acontecer de quatro ou mais vezes durante o ano. Essa condição pode ser extremamente incômoda e afetar a qualidade de vida das mulheres e pessoas com vulva.

Quais são as causas do ciclo de infecções?

Vários fatores[1] podem contribuir para o desenvolvimento da candidíase de repetição incluindo:

  • Desequilíbrios hormonais: Mudanças nos níveis de estrogênio, como as que acontecem durante a gravidez, na menstruação ou durante o uso de anticoncepcionais orais, podem favorecer o crescimento do fungo.
  • Antibióticos: Eles eliminam não apenas as bactérias nocivas, mas também as benéficas presentes na vagina, deixando o ambiente favorável para a proliferação de fungos como Candida.
  • Hábitos inadequados: Usar roupas sintéticas e apertadas, fazer ducha vaginal frequentemente, fumar e consumir açúcares simples em excesso são hábitos que podem contribuir para o desequilíbrio da flora vaginal.
  • Doenças crônicas: Diabetes, doenças autoimunes e imunossupressão podem aumentar o risco de candidíase recorrente.
  • Má alimentação: Alimentos ricos em açúcares, carboidratos refinados e fermentados alimentam a Candida. Por outro lado, os alimentos probióticos, ricos em fibras e antioxidantes, como iogurte natural, frutas, legumes e cereais integrais, ajudam a fortalecer o sistema imunológico, restaurar o equilíbrio da flora vaginal e combater a candidíase. 

Sinais de candidíase recorrente

Os sintomas da candidíase recorrente são semelhantes a candidíase e podem ser bem chatos de lidar e causar incômodo durante as atividades diárias. Entre os principais sinais, estão:

  • Coceira intensa e persistente na vagina e vulva;
  • Corrimento vaginal branco e espesso, com grumos;
  • Dor ou ardência durante a relação sexual;
  • Irritação e vermelhidão na região genital;
  • Dificuldade ou dor ao urinar.
  • Recorrência dos sintomas mencionados acima.

Quando os sintomas mencionados acima se manifestam com frequência, mesmo com tratamento, eles deixam de ser um evento isolado, e a candidíase se torna um problema crônico. Esse é o principal indício da candidíase recorrente. 

Como prevenir a recorrência da candidíase

Existem algumas ações que podem ajudar a prevenir a candidíase recorrente e quebrar o ciclo de infecções. São elas:

  • Higiene: Lave a região genital somente na área externa (vulva) e não o canal vaginal. O que recomendamos é que seja utilizado um sabonete íntimo específico para essa região, como o Gino-Canesten Diário Triplo Cuidado, que é livre de parabenos, corantes e álcool, respeita o pH da flora vaginal e é ginecologicamente testado. Evite o uso de sabonetes com perfumes fortes e duchas vaginais.
  • Vestimenta: Prefira roupas íntimas de algodão e evite as mais apertadas.
  • Alimentação: Reduza o consumo de açúcar, carboidratos refinados e alimentos processados. Aumente o consumo de frutas, legumes, verduras e alimentos ricos em probióticos.
  • Esportes: Pratique atividades relaxantes, como yoga, meditação ou exercícios físicos regulares.
  • Bem-estar: Durma pelo menos 7 horas por noite.
  • Hidratação: Beba bastante água ao longo do dia.
  • Cuidados médicos: Mantenha as doenças crônicas, como diabetes, sob controle.
  • Relações sexuais: O uso de preservativo pode ajudar a prevenir a transmissão de infecções.

Ao adotar um estilo de vida saudável e cuidar da sua saúde de forma integral, você fortalecerá o seu sistema imunológico e criando um ambiente menos propício ao crescimento do fungo Candida. E embora a candidíase seja incômoda, o tratamento não precisa ser complicado! Com Gino-Canesten você pode sentir alívio dos sintomas já nas primeiras aplicações. Conheça aqui a nossa linha completa de produtos para a candidíase

Gino-Canesten® trata a candidíase com eficácia e segurança

Com apenas uma aplicação, Gino-Canesten® é eficaz no tratamento da candidíase e de seus principais sintomas, sendo seguro até para gestantes[2]. E o melhor, você pode comprar diretamente na farmácia, sem a necessidade de apresentar uma receita médica.

Gino-Canesten® é a marca n°1 no tratamento da candidíase[3], com uma linha completa de produtos em diferentes formatos, que se adaptam às necessidades individuais.

São dosagens diferentes para atender às suas preferências e necessidades individuais, mas todas com a mesma eficácia contra a candidíase. Há opções de tratamento em comprimido e cápsula de 1 dia, para mulheres e pessoas com vagina que têm uma vida mais agitada e buscam soluções rápidas, até mesmo os tratamentos com cremes de 3 a 6 dias para quem prefere uma opção de tratamento mais longo. Mas lembrando que todas as opções tratam com a mesma eficácia a Candidíase. Confira as opções e seus benefícios e descubra qual é o ideal para você!

 

CH-20240805-76


[1] Jack D. Sobel, MD - January 2016 - From the Detroit Medical Center, Wayne State University School of Medicine, Detroit - Recurrent vulvovaginal candidiasis.

[2] Uso a partir do segundo trimestre. Categoria de risco na gravidez: B.

[3] Nicholas Hall’s global CHC database, DB6 MAT Q4 2023