Conteúdo Principal
Bayer

Não conseguir diferenciar vaginose bacteriana da candidíase é super normal, pois cada mulher é diferente da outra e cada corpo se comporta de uma maneira. A vaginose bacteriana (VB) e a candidíase podem até dar uma ideia de que são iguais, pois ambas tem origem no desequilíbrio do pH e flora vaginal. Porém, é importante saber exatamente os sinais que o seu corpo está dando, já que elas possuem causas e sintomas distintos, além do fato que devem receber tratamentos completamente diferentes.

A candidíase é uma infecção causada por um fungo chamado Candida albicans. Tendo os principais sintomas como coceira vaginal e corrimento branco e espesso, as mulheres que estão com essa infecção não costumam relatar cheiro forte.

A VB também é uma infecção vaginal, mas é causada por bactérias, principalmente pela Gardnerella vaginalis. Na verdade, a vaginose bacteriana é a causa mais comum de infecções vaginais em mulheres na idade reprodutiva. Seus principais sintomas são um odor forte, que se assemelha a peixe podre, incômodo na área, seguido de um corrimento meio acinzentado com textura granulosa.

É importante saber que o odor da VB não tem ligação com higiene íntima. Por isso, não adianta lavar muito e muito menos tentar lavar internamente com duchas vaginais. Isso pode inclusive piorar a situação!

Odor da VB não tem ligação com a higiene íntima

Alguns sintomas e características são muito importantes e você deve ficar de olho em todos!

Como são doenças diferentes, com causas diferentes, a candidíase e a vaginose bacteriana não devem ter o mesmo tratamento. Enquanto a candidíase é tratada com um antifúngico como Gino-Canesten®, a vaginose bacteriana é tratada comumente com o uso de antibióticos.

#VaiFicarTudoBem! É só tratar direitinho e conversar sobre isso #SemTabu, tá?

Gino-Canesten® não é indicado para VB. Se você está desconfiando de VB, ou não estiver segura, consulte seu médico para que ele possa orientar no diagnóstico e tratamento.

Tags: vaginose bacteriana, saúde feminina, higiene íntima