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Bayer

Trabalhar até mais tarde, enfrentar o trânsito, estudar, levar jornadas duplas ou até mesmo triplas: a vida da mulher não para! Você se sente a mulher maravilha, mas naqueles dias da TPM fica mais xoxa?

É normal e tá tudo bem! Essa é a vida que muitas mulheres têm e durante um período do mês fica ainda mais complicado. Durante o ciclo menstrual, você passa por diversas alterações hormonais - e tudo está acontecendo de uma forma bem intensa!

Seu metabolismo fica uma loucura nessa fase que antecede a menstruação - a TPM. Durante esses dias, a ação dos hormônios faz com você possa sofrer sintomas como maior vontade de comer chocolate ou doces, inchaço, cansaço, dores, e mudanças de humor, né?

Vontade de comer chocolate ou doces

Além disso, você fica mais fraca e mais suscetível a contrair doenças, já que seu corpo está se preparando para descartar organismos que não precisam mais continuar com você - isso acaba afetando muito a sua imunidade. Com o seu sistema imunológico afetado, todo o organismo fica exposto a doenças oportunistas, como é o caso da candidíase.

Enquanto os hormônios vão se manifestando loucamente no seu organismo durante a TPM, a correria do dia-a-dia acumula tensões e gera um quadro de estresse que não faz nada bem, não só para a saúde mental, mas também para a física, e isso não ajuda em nada.

O estresse e a tensão são uma resposta do corpo às situações de pressão e cansaço extremos, que podem se manifestar por meio de dores de cabeça, insônia, alterações de apetite, quadros de ansiedade, o que te deixa ainda mais suscetível à queda da imunidade e a infecções.

Mas como manter a calma diante de uma vida tão corrida?

Não tem como acabar de vez com a correria da rotina, mas é possível dar uma amenizada seguindo algumas dicas:

  • Durma bem: dormir bem faz toda a diferença, por isso, tente repousar ao menos oito horas por dia (noites mal dormidas acumulam cansaço, aumentam a tensão e prejudicam a imunidade);
  • Mantenha uma alimentação saudável: ingerir alimentos frescos e ricos em nutrientes é a garantia de fornecer todas as vitaminas e minerais que o corpo precisa para fortalecer a imunidade;
  • Pratique exercícios físicos regularmente: eles também fortalecem as defesas do organismo, além de darem uma sensação gostosinha de relaxamento por conta da liberação de endorfinas - hormônios que geram a sensação de prazer;
  • Procure atividades relaxantes: como massagens, acupuntura, meditação, ou yoga. Elas ajudam o corpo a se livrar das tensões, além de gerar sensação de bem-estar.
  • Reflita sobre a origem do estresse: é importante pensar sobre o que está causando toda essa situação e identificar o que você pode fazer para sair dela.

Se conhecer é fundamental! Conte com a ajuda de um médico ou psicólogo, caso o problema persista. E relaxe, mulher! Lembre-se que #VaiFicarTudoBem e que o #SemTabu te ajuda a ficar mais tranquila, até mesmo quando a TPM decidir dar a louca.

Tags: TPM, saúde feminina, estresse, menstruação, ciclo menstrual