Conteúdo Principal
Bayer

Sobre a Candidíase

Causas

Comum entre as mulheres e presente também nos homens, você sabe o que causa a candidíase? Confira aqui com a gente!

Os sintomas da candidíase podem ser bem comuns e são encontrados nas mulheres - e até em homens! Mas afinal, o que causa a candidíase?

A doença é uma infecção vaginal causada por um fungo do gênero Candida, sendo o mais comum o Candida albicans. O fungo causador faz parte da flora vaginal saudável e está presente no organismo em pequenas quantidades.

Se o seu organismo está prejudicado, seja por estresse, baixa imunidade ou até mesmo a famosa TPM, os fungos se multiplicam e podem gerar a infecção. Como a região genital feminina é quentinha e úmida, a proliferação do fungo fica bem mais fácil.

Existem alguns fatores que podem te deixar mais propensa a desenvolver a infecção:

  • Uso de antibióticos
  • Diabetes
  • Período de menstruação
  • Uso de anticoncepcionais
  • Doença que deixa o sistema imunológico debilitado
  • Na gravidez

Além disso, usar calcinhas de algodão podem te ajudar bastante a prevenir a proliferação do fungo da candidíase. Mas você sabe por quê?

Tecidos sintéticos tendem a impedir a passagem de ar e prejudicam a respiração necessária para a região íntima, assim como superaquecem ainda mais a área vaginal - que naturalmente já é quente e úmida. Por isso, é bem importante optar por materiais naturais (como o algodão).

#FicaDica: Você pode até achar estranho, mas o ideal é que todas as mulheres durmam sem calcinha. Além de confortável, isso permite que a região íntima fique arejada e que o equilíbrio da flora vaginal seja restaurada diariamente.

E o mesmo serve para calças apertadas! Quanto menos ventilação e mais justa for a roupa, mais fácil fica para o danadinho do fungo candida albicans se multiplicar e se transformar na candidíase, o que também causa um dos sintomas: o corrimento branco e espesso.

#FicaDica: Calças mais largas, de tecidos mais leves, principalmente de algodão e que possibilitem a transpiração da pele, como saias, vestidos, bermudas e shorts que, além de elegantes e estilosas, ajudam na saúde íntima das mulheres.

Com tanta informação fica ainda mais fácil tratar a candidíase com tranquilidade com Gino-Canesten®, lembrando sempre que #VaiFicarTudoBem!

Caso os sintomas permaneçam por mais de sete dias após o tratamento, procure seu médico.

Para saber mais sobre a candidíase, visite também O que é, Como Prevenir e Sintomas.

Produtos especiais para saúde feminina

Gino-Canesten® 3

Tratamento em 3 aplicações

Resolve a candidíase, e alivia os sintomas desde o primeiro uso.

Gino-Canesten® Calm

Alivio da coceira por 12 horas2

Sabonete íntimo em gel para alivio da coceira vaginal